Após vencer Fan Hui, o campeão europeu de Go, a inteligência artificial Deep Mind do Google enfrentará Lee Sedol, o número um do mundo no jogo oriental de tabuleiro. O desafio acontecerá no mês que vem em Seoul, na Coreia do Sul, e será transmitido ao vivo via streaming pelo Youtube.

Assim como a partida contra Fan Hui, a disputa entre o computador do Google e o mestre coreano acontecerá num esquema de melhor de cinco jogos, entre 9 e 15 de março. Além da honra da vitória, o duelo também envolve uma aposta de US$ 1 milhão (cerca de R$ 3,893 milhões). O evento foi anunciado pelo líder da DeepMind, Demis Hassabis, em seu Twitter:

publicidade



Caso o Deep Mind vença, será um momento comparável à derrota do mestre do xadrez Garry Kasparov diante do computador Deep Blue da IBM em 1997. O Go, embora tenha jogabilidade mais simples, possui maior variedade de movimentos – por isso a demora em desenvolver algoritmos para ele. Enquanto no xadrez são possíveis, segundo estimativas, 10120 jogos diferentes, Go tem 10761 jogos possíveis: mais de um trilhão de trilhões de vezes mais.

Embora vencer um humano em Go não tenha um benefício prático imediato, a empresa vê nisso a possibilidade de se aplicar as técnicas usadas pela máquina na solução de problemas do mundo real, como estudo de climas e soluções de doenças complexas.

publicidade

O Jogo

Go é jogado em um tabuleiro com 19 linhas horizontais e 19 linhas verticais. Um dos jogadores usa pedrinhas brancas e, seu oponente, pedrinhas pretas. Os jogadores se alternam colocando uma pedrinha por vez no tabuleiro, nas intersecções das linhas. As peças nunca se movem pelo tabuleiro.

publicidade

O objetivo final é cobrir a maior área possível do tabuleiro com pedras de sua cor. Para isso, os jogadores podem “capturar” peças do adversário. Isso significa, por exemplo, cercar uma peça branca de peças pretas pelos 4 lados. Ao fazer isso, a peça branca cercada pode serremovida, dando vantagem ao jogador com as peças pretas.O vídeo abaixo ajuda a ilustrar as regras do jogo: